FUER fecha parceria com SETRABES para beneficiar atletas universitários com passagens para eventos esportivos

A Federação Universitária Esportiva de Roraima (FUER) anunciou, no dia 1 de agosto, uma parceria estratégica com a secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (SETRABES), visando beneficiar os atletas universitários do estado com passagens para participarem de eventos esportivos importantes, como os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Durante a reunião entre representantes da FUER e a SETRABES, foram alinhados os pedidos referentes às passagens que serão disponibilizadas para os atletas de Roraima que competirão em Joinville e nos próximos eventos esportivos universitários. A normativa vigente da SETRABES contempla as equipes coletivas com parte das passagens, porém, devido ao grande número de equipes representativas de Roraima, a FUER e as Instituições de Ensino Superior (IES) do estado trabalharão em conjunto para determinar a quantidade exata de passagens que poderá ser disponibilizada.

Em relação aos atletas de equipes coletivas, a identificação será feita em colaboração com as IES, garantindo que os alunos-atletas beneficiados sejam devidamente selecionados para representar Roraima nos eventos nacionais.

No que se refere aos atletas individuais, a SETRABES emitirá diretamente as passagens, já havendo a garantia de sete delas para a FUER, facilitando o processo e viabilizando a participação de atletas de alto rendimento nos eventos esportivos.

“Essa parceria SETRABES foi importante para fortalecer o desporto universitário, dando uma garantia para os atletas para que eles possam estar participando dessa etapa nacional, uma tranquilidade dentro do processo e também a concretização de todo um planejamento que a gente sabe que ocorre na parte técnica entre os atletas, entre os treinadores” Disse Carol Maduro, representante do SETRABES.

Além disso, durante a reunião, ficou acordado que para o ano de 2024, a FUER antecipará o envio do calendário no início do ano, permitindo que a quantidade necessária de passagens seja previamente determinada. Dessa forma, os atletas selecionados para os eventos esportivos, como o JUBs Praia e o JUBs Nacional, poderão ter suas passagens garantidas com antecedência, otimizando o planejamento e logística da participação dos representantes de Roraima.

A presidente da FUER, Elaine Morellato, ressaltou a importância dessa parceria com a SETRABES, destacando que “É de suma importância envolver as federações nesse processo de emissão de passagens, isso evita contemplar atletas que não participaram de etapa estadual e que não participaram de todo o processo, você institucionaliza a ação.
Porque entendemos que a federação, o SETRABES, e o governo do estado, tem que ser parceiros, assim como a FUER tem que ser parceira das suas instituições, para identificar os atletas que realmente não têm condições de comprar essas passagens.”

A expectativa é de que essa parceria resulte em uma maior representatividade de Roraima nos eventos esportivos universitários em âmbito nacional, além de incentivar a prática esportiva e a formação integral dos estudantes-atletas do estado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS