Combates foram realizados neste sábado, 14 de abril, em paralelo ao Karatê; competição segue até este domingo, com a modalidade jiu-jitsu
Com a expectativa de classificação para o FISU America Games, o sábado foi marcado por competições acirradas no taekwondo, pelos Jogos Universitários Brasileiros de Lutas, que acontecem até este domingo, 15, em Goiânia.
No total, foram disputadas 16 categorias, além dos pódios por equipe. No masculino, destaque para os irmãos atletas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Gabriel Ostapiv e Lucas de Krishna Ostapiv, que se sagraram campeões nas categorias até 74kg e até 80kg, respectivamente, e garantiram a vaga no Pan-Americano Universitário. Junto ao aluno-atleta Fagner Cristiano Back Dantas, que conquistou a prata na categoria até 63kg, os três iniciam o dia às 5h30, com os treinos de taekwondo, e seguem com as aulas da universidade e treinos físicos na parte da noite.
“Treinamos todos os dias, e no sábado também. É a nossa primeira vez participando de um evento da CBDU, e foi uma batalha chegar aqui, foi um esforço nosso junto com a Universidade. Focamos nossos treinos para este campeonato, para trazer um bom resultado para a Universidade, e, para uma primeira participação, tivemos um excelente resultado, com dois ouros e uma prata do Fagner. Agradecemos a UTFPR e a Associação Atlética Acadêmica das Engenharias, pelo apoio”, destacou Lucas, que venceu na semifinal o atual titular da Seleção Brasileira de Taekwondo, o atleta Francisco Lucinildo dos Santos, da UNIP-SP.
No feminino, destaque para a participação das alunas-atletas Milena Titonele, da Anhanguera-SP, e Paloma Ferreira, da Unisantanna-SP, que em 2017 compuseram a Seleção Brasileira feminina de Taekwondo que competiu na Universíade de Verão, em Taipei. Milena foi campeã na categoria até 67kg, enquanto Paloma garantiu o ouro na categoria até 73kg. Com o resultado, as duas seguem classificadas para o FISU America Games.
“Tenho expectativas muito grandes e positivas para o Pan, darei meu máximo em todos os treinamentos visando este título. A oportunidade de representar o país dentro de casa é ainda mais gratificante, porque além de ter a honra de representar o Brasil, ainda poderei sentir a vibração e apoio dos brasileiros e também ter a minha equipe, a família e amigos presentes”, falou Milena, que destacou ainda sua bagagem em competições internacionais e do alto rendimento. “A bagagem e experiência que trago são muito importantes, pois me trazem um pouco mais de conhecimento sobre possíveis adversárias. Darei meu máximo em todos os dias de treinamento para trazer esse ouro para o Brasil”.
Programação
O JUBs Lutas acontece até o domingo, 15, com as competições do jiu-jitsu. A entrada é franca e o evento é sediado no Goiânia Arena (Av. Fued José Sebba – Jardim Goiás). Acompanhe a transmissão ao vivo, a partir das 10h, no Facebook da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.
Confira abaixo os classificados do Taekwondo para o FISU America Games:
FEMININO
Até 46kg
Renata Mori Vidotto (UNISANTANNA-SP)
Até 49kg
Kelly Santos Cardosos Soares (UNIP-SP)
Até 53kg
Mickaele Musialowski (UNB-DF)
Até 57kg
Ingrid Oliveira Aguiar (UNITRI-MG)
Até 62kg
Isabella Almeida de Oliveira (UFPA-PA)
Até 67kg
Milena Titoneli Guimarães (ANHANGUERA-SP)
Até 73kg
Paloma Ferreira de Lima (UNISANTANNA-SP)
Acima de 73kg
Katielen Mendes Caixeta (UNB-DF)
MASCULINO
Até 54kg
Leonardo Teixeira (UNIASSELVI-SC)
Até 58kg
Claudio Percorari Júnior (UNISANTANNA-SP)
Até 63kg
João Victor Souza Diniz (UNIASSELVI-SC)
Até 68kg
Lucas Vieira Martins (UNOPAR-GO)
Até 74kg
Gabriel Ostapiv (UTFPR – PATO BRANCO-PR)
Até 80kg
Lucas de Krishna Ostapiv (UTFPR – PATO BRANCO-PR)
Até 87kg
Leandro Abner Ferreira de Souza (UNIP-SP)
Acima de 87kg
Pedro Henrique Vidotte (UEL-PR)
Confira aqui todos os resultados do dia!
JUBs Lutas 2018
As cinco regiões do país estão presentes na competição, representadas por 300 alunos-atletas de 21 estados da Federação – Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins –, nos naipes masculino e feminino.
Seletiva para competições internacionais
A competição de Luta Olímpica é classificatória nacional para o World University Wrestling Championship, que será sediado também em Goiânia, entre 05 e 09 de setembro.
Já o Taekwondo e o Judô são as seletivas nacionais para o FISU America Games, que será realizado em São Paulo, de 19 a 29 de julho. Além das duas modalidades, o campeonato terá ainda disputas no atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, natação, natação paradesportiva, tênis, tênis de mesa e tênis de mesa paradesportivo.
Veja aqui todos os detalhes sobre o novo formato do JUBs!
Os Jogos Universitários Brasileiros de Lutas são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU). Patrocínio: Correios – Operador Logístico oficial do esporte universitário do Brasil e Ministério do Esporte. Apoio: Super Bolla. Apoio local: Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).