SKATE FARÁ SUA ESTREIA COMO MODALIDADE NO JUBS MARINGÁ

por Clara Aguiar

Depois de ser confirmado como modalidade oficial olímpica no ano de 2016, por decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI), o skate começa, aos poucos, a ser visto com outros olhos. A expectativa é de que o esporte, que carrega uma cultura admirada por jovens no mundo inteiro, ganhe mais adeptos que busquem se profissionalizar na modalidade. Percebendo esse movimento, a fase final dos Jogos Universitários Brasileiros irá contar, pela primeira vez, com o esporte entre suas modalidades oficiais para incluir os estudantes que já fazem parte desse universo.

Ana Caroline Santana vai representar a UNB/FESU em Maringá

A universitária Ana Caroline Santana comenta que começou no skate ainda criança por diversão e por admirar seus amigos que já vivenciavam o skate, que segundo a estudante não é só um esporte, é um estilo de vida. Após começar a competir e se destacar na cena, Ana agora se prepara para representar a FESU/UNB na fase final do JUBs em Maringá. A atleta se mostra empolgada por fazer parte da estreia nos jogos.  “Acho muito importante estar presente na primeira edição porque a gente vai construir um espaço pra abraçar as outras pessoas da universidade que vivem o skate também. É importante que a gente saia daqui (da universidade) mas que a cena continue, que outros estudantes participem, que continuem ganhando bolsas pra estar no esporte. Estamos tendo esse espaço e precisamos aproveitá-lo e reivindicá-lo”, diz a estudante de Letras.

Também representando a UNB, o estudante de engenharia de produção Victor Martins acredita que ter o skate como modalidade dentro do JUBs é um grande passo para a quebra de estigma sobre a prática, que no passado já foi taxada de maneira negativa pelo senso comum. O atleta comenta que apesar de achar que o skate engloba muito mais do que uma simples competição, a visibilidade que está sendo gerada é de extrema importância para o esporte.

Victor Martins, representante da UNB/ FESU no JUBs Maringá. Foto: Luiz Oliveira

“Me sinto lisonjeado de estar sendo um dos primeiros a participar dos jogos, espero que isso seja um legado. A expectativa pra Maringá é ter uma vivência fora da minha cidade, aumentar networking, conhecer pessoas de outros lugares, entender como o esporte funciona em outras universidades, trocar experiências. Acho isso mais importante para o skate até do que uma medalha”, completa o universitário.

No JUBs, o skate será disputado em torneio individual nos naipes feminino e masculino, nas modalidades Bowl, Freestyle e Street. No primeiro estilo, cada atleta tem direito a apresentações de 40 segundos, onde serão avaliados critérios como estilo, constância, dificuldade de manobras, número e variedade de manobras, precisão na execução, criatividade, velocidade e utilização da pista.

No Freestyle, os universitários têm o direito dar duas voltas de dois minutos, onde será considerada apenas a melhor volta. Os juízes avaliarão técnica, consistência, variedade e aspecto artístico. Já no Street, a competição será dividida em baterias com até 05 universitários. Após aquecimento, os atletas disputarão 03 Jam Sessions de 05 a 07 minutos cada uma. Para saber sobre o regulamento completo da modalidade, clique aqui.

O JUBs 2018 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS