[Universidade CBDU] Academia de Líderes Voluntários tem início e reúne jovens de todo o país

Aconteceu ontem o primeiro dia, de três, da Academia de Líderes Voluntários 2020. A edição 2020 é a primeira na modalidade online, e está agitando o cenário esportivo universitário nacional. São pessoas de todo o país, conectadas, trocando experiências e aprendendo mais sobre o voluntariado esportivo.

Voluntárias em momento descontraído durante o JUBs – Jogos Universitários Brasileiros 2018. Foto: Kaizen Filmes – Gabriel Moreira

A Academia de Líderes Voluntários é uma iniciativa da CBDU – Confederação Brasileira do Desporto Universitário, com organização de Vanessa Messina e Paula Vasconcelos, voluntárias e embaixadoras da Confederação. A ação funciona como um curso e tem como objetivo fomentar o espirito do voluntariado e promover a troca de experiencias entre voluntários de eventos da CBDU e qualquer outra pessoa que tenha interesse em participar.

Vanessa, que já participou de eventos da CBDU como atleta, voluntária e que atualmente é coordenadora de voluntariado na Confederação, diz que se ente honrada pela oportunidade. “Sinto que hoje, pelo fato de ter passado por todas essas experiências, eu consigo fornecer aprendizados e informações reais a todos eles, que buscam o que eu sempre busquei quando me tornei voluntária, que era esse crescimento pessoal e profissional”, afirma.

O projeto já teve outras edições, mas todas presenciais. A edição atual é pioneira na modalidade online. Em apenas 2 horas, as 50 vagas disponíveis para o curso foram preenchidas. Diante disso, a CBDU abriu mais 50 vagas, que também foram preenchidas rapidamente. Agora são 100 pessoas engajadas no voluntariado!

E as expectativas são grandes! Vanessa entende que o formato online foi uma alternativa incrível de fornecer o curso em um momento tão delicado como os dias de hoje, durante um período de pandemia e isolamento social.

– Em muitos momentos temos nossas reflexões e desejamos agir, nada melhor do que sermos instruídos da melhor maneira possível, e conseguimos passar isso hoje em nossa academia de Voluntários. A ideia é aproveitar essa inovação que a CBDU trouxe com a Universidade CBDU, e capacitar voluntários em todas as partes do Brasil, obtendo acesso à informação e conhecimento de maneira fácil e eficaz – finaliza Vanessa.

A viabilização do formato online da Academia de Líderes Voluntários só foi possível graças a plataforma de aprendizagem online criada recentemente pela CBDU: a Universidade CBDU . A ideia surgiu a partir da necessidade de oferecer melhor capacitação para os jovens que atuam como voluntários nos eventos da Confederação. Porém, o projeto se expandiu e agora é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse em saber cada vez mais.

Quer saber mais sobre a Universidade CBDU e a Academia de Líderes Voluntários? Só clicar aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS