Comissão do Esporte aprova o Dia Nacional do Desporto Universitário

Mais uma vitória para o movimento universitário brasileiro: foi aprovado, nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Desporto Universitário. A data escolhida para a comemoração foi 9 de agosto, junto com a criação da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), entidade responsável pela gestão e organização das competições e eventos esportivos entre universitários de todo o país.

O projeto foi apresentado pela primeira vez em março de 2018 e, em outubro de 2019, passou pela Comissão de Educação, onde foi aprovada, seguindo para a Comissão do Esporte.

A iniciativa prevê que, na semana da data comemorativa, devem ser realizadas atividades relativas ao tema e campanhas de esclarecimento sobre a importância do desporto universitário.

De acordo com o parecer, a mobilização do poder público e da sociedade em torno dessa prática esportiva deve contribuir para o seu desenvolvimento, assim como para o progresso do desporto brasileiro, de modo geral.

“É um marco na história ter uma data pra celebrar o esporte universitário no Brasil. É uma grande conquista porque coloca luz sobre o esporte universitário e mostra a relevância que o esporte universitário tem no Brasil”, explica Luciano Cabral, presidente da CBDU.

NOTÍCIAS RELACIONADAS