Há 60 anos, Brasil sediava, pela primeira vez, os Jogos Mundiais Universitários
Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, recebeu a terceira edição do evento de 30 de agosto a 8 de setembro
A região em que a Vila dos Atletas foi estabelecida, hoje, é o bairro Intercap, zona residencial rodeada por uma praça que recebeu o nome de Praça Universíade. Uma curiosidade é que a delegação brasileira não ficou na vila, mas no Hotel Pampa, localizado na região central. O distanciamento entre brasileiros e estrangeiros se deu pelo contexto político da época, que temia o contato e a troca de experiências da juventude do país, a fim de evitar reações e posicionamentos contrários.
O Brasil foi campeão no voleibol feminino e, de maneira invicta, no basquete masculino - naquele período, a equipe era destaque no cenário nacional, tornando-se bicampeão mundial em 1959, no Chile, e em 1963, no Rio de Janeiro. O país terminou a competição em 8º lugar no quadro de medalhas, conquistando 11 no total, sendo dois ouro e nove bronze.
O presidente da CBDU, Luciano Cabral, comemora a data especial e destaca a importância que o evento teve para colocar o esporte universitário brasileiro no cenário internacional.
"Essa foi uma edição histórica. O Brasil recebeu e realizou com muita competência. Tivemos grandes conquistas esportivas e várias personalidades do nosso esporte participando. A CBDU tem muito orgulho disso e temos que celebrar bastante, além de agradecer o estado do Rio Grande do Sul, a capital Porto Alegre e a FUGE que, junto à CBDU, na época, tiveram um papel fundamental no comitê organizador. Poucos países no mundo foram sede dos jogos e isso nos enche de orgulho".


